COLETA E DESTINAÇÃO FINAL AMBIENTALMENTE ADEQUADA DE PLÁSTICO

A AldeiaGreen coleta e faz a destinação ambientalmente adequada dos resíduos plásticos, mas essa é uma medida que começa nas nossas casas por meio da separação de nossos resíduos. Quando chega na cooperativa, o plástico vai passar por uma triagem e ser separado de acordo com o tipo de material. Depois, será triturado e granulado. Então, ele será enviado para ser revalorizado, ou seja, o material vai passar por um processo que fará com que ele volte a ser matéria-prima e então gerar um novo produto.

O plástico reciclado serve para as aplicações mais diversas, podendo ser usado puro, misturado com resina virgem e até com outros materiais. Através da reciclagem do plástico pode-se produzir embalagens, utensílios domésticos, tubos de conexão, peças de calçados, sacos plásticos, mangueiras, vassouras, dentre muitas outras possibilidades.

IMPORTÂNCIA

O plástico demora aproximadamente 400 anos para se decompor na natureza e, até lá, pode contaminar o ar, o solo e a água, impactando negativamente o equilíbrio ecológico, ao prejudicar a fauna e flora, além de afetar nossa saúde devido à ingestão de micro e nanoplásticos. O Brasil é o 4º país do mundo que mais gera lixo plástico, com uma média de aproximadamente 1 quilo de plástico por habitante a cada semana. A cada ano, são mais de 11 milhões de toneladas de plástico descartados no Brasil, porém apenas 1,28% disto é reciclado, um índice bem abaixo da média global de reciclagem plástica, que é de 9%. Ainda, segundo estudo do WWF, mais de 104 milhões de toneladas de plástico irão poluir nossos ecossistemas até 2030 se nenhuma mudança acontecer na nossa relação com o material. Faça parte dessa mudança! 

Ao destinar o seu resíduo plástico para a reciclagem, você está contribuindo para mudar este cenário, e está protegendo a qualidade do seu ar, da sua água e da sua comida, protegendo os oceanos, a fauna e a flora, e contribuindo para a geração de renda de várias famílias de catadores locais.

Como separar:

 

RECICLÁVEL

Copos

Garrafas

Sacos/Sacolas

Frascos (vidros) de produtos

Embalagens Pet (Refrigerantes, Óleo, Vinagre)

 

NÃO RECICLÁVEL

Embalagem Metalizada (Café e Salgadinho)

Isopor*

Cabos de Panelas

Espuma

Bandejas de plástico

 

RECICLÁVEL

Canos e Tubos de PVC

Caneta (Sem a tinta)

Tampas

Embalagens tipo Tupperware

Embalagens de produto de limpeza

 

NÃO RECICLÁVEL

Acrílico

 

 

 

 

(*) material possível de reciclar, porém, no Brasil, a tecnologia necessária para esse tipo de reciclagem ainda possui um custo muito elevado. Por isso esse item está na lista de ‘não recicláveis’.