COLETA E DESTINAÇÃO FINAL AMBIENTALMENTE ADEQUADA DE METAL

A AldeiaGreen coleta e faz a destinação ambientalmente adequada dos resíduos metálicos. Podemos classificá-los em ferrosos e não-ferrosos. Os ferrosos são combinações de ferro com carbono, como o aço, o ferro forjado e o ferro fundido. Entre os não ferrosos, podemos citar o alumínio, cobre, chumbo e zinco. A cooperativa coleta os resíduos e separa por tipos.

Nas indústrias, é feita a separação entre metais e demais resíduos mistos. Em processos automatizados, ímãs e sensores são usados para auxiliar na separação do material. Posteriormente, os metais podem ser triturados para facilitar o processo de fusão, de forma a usar menos energia no derretimento.

Em alguns casos, a etapa de fusão é feita sem trituração, com a sucata derretida em grandesfornos. Depois é feito o processo de purificação, que garante que o produto final seja de alta qualidade e livre  de elementos contaminantes. Finalmente, os metais fundidos são levados para esfriar, solidificar e são moldados em formas específicas, como barras. Eles são, então, transportados para as fábricas onde serão utilizados como matéria-prima para a produção de novos produtos.

IMPORTÂNCIA 

Metais são elementos de grande durabilidade e caso sejam descartados na natureza, o tempo de decomposição do produto pode chegar a até 500 anos. O alumínio pode estar em vários formatos, mas quando se fala em reciclagem, o que mais se reaproveita são latinhas: 98%. Cerca de 65% do ferro que a indústria usa atualmente vêm da reciclagem. Quando se trata do aço, 30% da produção brasileira vêm direto da sucata. Porém, os metais ferrosos (aço e ferro especificamente) são os materiais mais reciclados no mundo, principalmente pela facilidade de seu reprocessamento e da reutilização de grandes estruturas (como partes de carros, cantoneiras etc.).

A energia necessária para derreter e reciclar os metais é bem menor do que aquela utilizada para produzir metais usando matérias-primas virgens. O alumínio reciclado requer 95% menos energia para ser produzido do que o feito com sua matéria-prima, a bauxita. O cobre precisa de 90% menos, e o aço, de 56% menos. A reciclagem de uma tonelada de aço evita o uso de 1.130 kg de minério de ferro, de 635 kg de carvão e de 54 kg de calcário. A cada 75 latas de aço recicladas, uma árvore é salva. Isso porque, sem a reciclagem, ela se transformaria em carvão vegetal. Evitar que eles parem em aterros sanitários (o que acontece caso sejam descartados incorretamente, junto ao lixo comum, por exemplo). Nos aterros podem reduzir o tempo de vida últil destes. Nas ruas, os metais podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, além dos vegetais e os animais.

Tudo por conta de alguns elementos químicos presentes em suas composições, como o chumbo. E também podem causar problemas à saúde humana, já que nossos organismos não metabolizam estes elementos. A incineração dos metais também é prejudicial ao meio ambiente e à saúde, pois libera gases e forma cinzas ricas em mercúrio, chumbo e cádmio.

 

RECICLÁVEL NÃO RECICLÁVEL
Tampinhas de Garrafas Clipes
Latas Grampos
Enlatados Esponja de Aço
Panelas sem cabo Latas de inseticidas
Ferragens Latas de verniz
Arames Latas de solventes
químicos
Chapas
Canos
Pregos
Cobre
Embalagem de marmitex
Papel alumínio limpo
Aerossóis