You are currently viewing Reciclagem ganha mais atenção dos brasileiros, diz pesquisa

Reciclagem ganha mais atenção dos brasileiros, diz pesquisa


Pesquisa mostra que brasileiro aumentou a atenção à reciclagem.

Pesquisa mostra que brasileiro aumentou a atenção à reciclagem.

Uma pesquisa sobre os hábitos de consumo dos brasileiros descobriu que a reciclagem tem recebido uma atenção maior.

O professor de Matemática Milton Júnior pensa no amanhã. Aliás, o trabalho dele é preparar pro futuro.

“Eu sou professor, né, então acho que esses meninos pros quais eu dou aula acho que merecem um mundo melhor do que a gente tá vivendo hoje, né”, diz.

O prédio onde Milton mora não tem coleta seletiva. Aí, ele achou um ponto da prefeitura que tem.

Tá ficando mais fácil encontrar pessoas como o Milton.

Uma pesquisa do Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria, mostra que 55% dos brasileiros separam, em casa, o lixo pra reciclar.

Em 2013, eram 47%. E o que mais aumentou foi a separação de óleo de cozinha: 34% dos brasileiros já fazem isso. Eram 21% em 2013.

O condomínio onde a Sueli Perez mora tem um lugar pro descarte.

“Se cada um fizer a sua parte, nós somos em 500 moradores aqui por enquanto, se forem 500 pra trazerem óleo já são muita água que tão deixando de contaminar”, diz a aposentada.

O Maurício de Souza recolhe e vende pra indústrias que transformam o óleo em outros produtos.

“O sabão é um deles… O biodiesel também. A massa de vidro tem um composto que tem que colocar o óleo e geralmente esse óleo usado que eles usam”, explica o coletor de óleo.

A pesquisa também mostra que 15% dos brasileiros já separam o lixo eletrônico pra levar a algum posto de coleta. Eram 5%.

Há dois anos, uma empresa – em parceria com a prefeitura – instalou contêineres em 15 locais públicos de São Paulo.

“Tudo que é descartado aqui, ele é reaproveitado e se torna matéria prima novamente”, diz Fernando Perfeito, gerente geral do Movimento Greenk.

A pesquisa mostra o brasileiro como um consumidor mais consciente depois de usar o que comprou – e, também, mais criterioso na hora de comprar. Mesmo num período de desemprego alto, dificuldades financeiras, muita gente está prestando atenção em outras coisas além do preço.

No total, 62% dos brasileiros afirmam que já deixaram de comprar de marcas ou empresas por motivos como: violação de direitos trabalhistas, maus-tratos de animais, crimes ambientais e discriminação – por exemplo, racial, de orientação sexual, de gênero.

A Confederação Nacional da Indústria defende que as empresas se adaptem a essas exigências.

“É uma grande oportunidade para as empresas que conseguem colocar o seu nome à questão de proteção do meio ambiente, de proteção dos animais, de ter esse cuidado, de não ter uma questão discriminatória, porque o consumidor está cada vez mais consciente nesse sentido”, diz Renato da Fonseca, gerente-executivo de pesquisa e competitividade da CNI.

Outro dia, Dauri Tavares precisou comprar madeira pra uma obra. Mas ele descobriu qual era a procedência.

“A madeireira tinha se envolvido num rolo lá de queimada e tudo. Cara, aquilo pra mim bastou, eu falei ‘não quero essa madeira’. Eu posso não consertar o mundo, mas pelo menos eu não vou ser o que tá contribuindo pra ele ficar torto”, afirma o professor de Antropologia e História.

LINK DA MATÉRIA ORIGINAL: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/01/16/reciclagem-ganha-mais-atencao-dos-brasileiros-diz-pesquisa.ghtml